4 Dicas para aumentar o ticket médio do seu pequeno empreendimento
Você costuma acompanhar algumas métricas no seu negócio? O ticket médio é uma das mais importantes, já que o indicador ajuda a compreender quanto os clientes gastam no seu empreendimento.
Além disso, a partir da sua análise, é possível reconsiderar as formas de atendimento, repensar novas alternativas de produtos, entre outras medidas. Portanto, é válido acompanhar o indicador e saber como aumentar o ticket médio do estabelecimento e buscar elevar as vendas.
Quer entender como fazer isso, na prática? Então continue a leitura e conheça 4 dicas para impulsionar o ticket médio em pequenos negócios!
1. Faça cross-selling e upselling
Aumentar o ticket médio do seu pequeno negócio pode ser mais simples do que parece com estratégias de cross-selling e upselling. Essas técnicas ajudam a melhorar a experiência de compra ao oferecer mais valor ao cliente.
No cross-selling, o objetivo é complementar a compra principal. Imagine que um cliente em sua loja esteja adquirindo um celular. Oferecer acessórios como capinhas ou fones de ouvido é uma forma de elevar o montante final da transação.
Para a técnica funcionar, apresente produtos que agreguem valor ao item escolhido, mostrando como a combinação beneficia o consumidor. Já o upselling foca em incentivar a pessoa a optar por uma versão superior de um produto.
Por exemplo, se o cliente busca uma assinatura de recarga para o celular, explique as vantagens de um plano mais robusto, com benefícios adicionais, como maior validade ou mais crédito. Aqui, é preciso destacar a relação custo-benefício, mostrando que investir um pouco mais traz vantagens.
2. Implemente programas de fidelidade
Já os programas de fidelidade incentivam o consumidor a escolher o seu negócio em vez de buscar as demais alternativas, promovendo retornos frequentes. Para implementá-los, analise o perfil dos seus consumidores.
Entenda as suas necessidades e identifique os benefícios que atraem seu público. Você pode oferecer descontos progressivos, acúmulo de pontos para troca por produtos ou acesso exclusivo a promoções, por exemplo.
3. Personalize a experiência do cliente
Você também deve personalizar a experiência do cliente para aumentar o ticket médio. Um atendimento diferenciado e sugestões baseadas no perfil do consumidor, como combos customizados, aumentam a percepção de valor, incentivando compras maiores e fidelização.
Ações simples, como usar o histórico de compras e adaptar a abordagem, tornam o atendimento mais humano. Essas práticas contribuem para estimular os clientes a gastar mais e retornar com frequência.
4. Treine a equipe
Investir no treinamento da equipe também é essencial para aumentar o ticket médio do seu negócio. A razão é que vendedores bem preparados contornam objeções com mais eficiência, negociam melhor e promovem vendas maiores de forma natural.
Nesse sentido, o treinamento deve ser contínuo, abordando técnicas de negociação, estratégias de prospecção e aprimoramento na comunicação com os clientes. Uma equipe qualificada cria conexões mais fortes, identificando oportunidades para oferecer produtos ou serviços de maior valor.
Você entendeu que o ticket médio é um indicador muito importante para o negócio. Por ele ajudar na eficiência do processo comercial da empresa, não deixe de colocar as 4 dicas em prática e obter todas as suas vantagens.
Gostou do post e quer acompanhar os conteúdos disponíveis da RV Digital? Então acesse a nossa página e fique atualizado sobre as novidades!