5 Indicadores financeiros que pequenos negócios devem acompanhar

A sustentabilidade e o crescimento de um pequeno negócio dependem do monitoramento da saúde financeira dele. Para isso, você encontra nos indicadores financeiros aliados que oferecem informações relevantes sobre a sua empresa.

Esses indicadores são métricas que auxiliam na avaliação das finanças do negócio. Entre os dados fornecidos por eles, destaca-se a rentabilidade da empresa, sua liquidez e a eficiência das campanhas realizadas para atrair o público, por exemplo.

Você se interessou pelo assunto? Continue a leitura e conheça 5 indicadores financeiros para acompanhar!

Por que acompanhar indicadores financeiros?

Os indicadores financeiros são ferramentas indispensáveis em empresas de diferentes tamanhos, inclusive para pequenos negócios. Como visto, eles oferecem uma visão clara sobre a situação financeira da empresa.

Na ausência do acompanhamento desses números, a gestão do empreendimento pode se tornar intuitiva, sem se basear em dados concretos. Isso aumenta os riscos de erros — que podem fazer a empresa enfrentar dificuldades financeiras.

Ao utilizar os indicadores financeiros corretos, você tem base para ações, como:

  • identificar pontos fortes e fracos da gestão financeira;
  • planejar estratégias mais eficazes para o crescimento do negócio;
  • melhorar o controle dos custos operacionais da empresa;
  • garantir o cumprimento das obrigações do empreendimento.

Quais indicadores financeiros acompanhar? Veja 5 deles!

Existem muitos indicadores financeiros e, por isso, pode haver certa confusão sobre quais deles utilizar. Nem sempre é preciso usar todas as métricas disponíveis, já que há aquelas que são mais relevantes para os pequenos negócios.

Conheça os 5 principais indicadores que reúnem informações úteis para a sua empresa!

1. Fluxo de caixa

O fluxo de caixa é um dos indicadores mais importantes e conhecidos para a análise financeira. Ele é um relatório que aponta quais são as entradas e as saídas de dinheiro na empresa — ou seja, quanto o negócio recebeu e quanto ele gastou.

Assim como acontece com outros indicadores financeiros, o fluxo de caixa é analisado com base em determinados períodos, podendo ser mensal, bimestral, semestral ou anual, por exemplo. Com isso, é possível reunir informações para comparações com o desempenho empresarial em temporadas passadas.

O fluxo de caixa aponta momentos de maior e de menor liquidez para a empresa. Dessa maneira, ele é um indicador que colabora com o controle financeiro, ajudando evitar a falta de recursos para cobrir as despesas essenciais.

2. Margem de lucro

Outro indicador financeiro importante para pequenas empresas é a margem de lucro. Ela representa a porcentagem do lucro em relação às vendas totais, mostrando quanto a empresa ganha efetivamente após cobrir seus custos.

Quanto mais alta for a margem, maior será a capacidade da empresa de gerar lucro em relação às vendas realizadas. O indicador ajuda os empresários a avaliar se os preços praticados e os custos de produção ou aquisição estão alinhados.

Logo, avaliá-lo permite a realização de ajustes para melhorar a saúde financeira do negócio, se for o caso.

3. EBITDA

Um indicador menos conhecido que o fluxo de caixa e a margem de lucro, mas tão importante quanto eles, é o EBITDA. A sigla corresponde a earnings before interest, taxes, depreciation and amortization — ou lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização.

Essa métrica indica o lucro operacional do negócio. Ou seja, a ideia é calcular o lucro que vem diretamente das atividades principais da empresa, sem incluir custos que não estão ligados ao que ela faz no dia a dia.

Por exemplo: imagine que você tem uma loja de roupas. O EBITDA ajuda a saber quanto você está ganhando apenas com a venda das roupas, sem considerar coisas como o pagamento de empréstimos, impostos ou o desgaste dos equipamentos usados na loja.

4. ROI

Os investimentos feitos pelo negócio também são importantes para avaliar sua saúde financeira e se as escolhas feitas pela gestão geraram os resultados esperados. A métrica para essa avaliação é o ROI, ou retorno sobre investimento, que se destaca entre os indicadores financeiros para acompanhar.

Você pode usar o seu cálculo para entender os resultados de investimentos voltados às campanhas de marketing ou à obtenção de novos equipamentos, por exemplo. Se eles apresentam um ROI positivo, atestam que o valor investido foi menor do que o lucro gerado por ele.

As informações obtidas com o cálculo do ROI ajudam você a compreender quais são as ações mais rentáveis para o seu negócio. Portanto, elas auxiliam no melhor direcionamento de recursos e no desenvolvimento de novas estratégias.

5. Índice de liquidez

O índice de liquidez fecha a lista de principais indicadores financeiros para pequenos negócios. Ele aponta se a empresa consegue quitar suas dívidas em determinado prazo — o que é chamado de solvência. A métrica está diretamente relacionada com a saúde financeira empresarial.

Quanto maior a liquidez de uma empresa, menos riscos financeiros ela enfrenta e, portanto, melhor a sua condição. Esse indicador é útil para planejar obrigações financeiras e controlar as despesas operacionais no período analisado.

Como acompanhar os indicadores financeiros em pequenos negócios?

Para acompanhar os indicadores financeiros, você precisa adotar um processo estruturado. Uma das primeiras etapas é investir em ferramentas de gestão financeira. Existem soluções digitais, como softwares, que controlam e monitoram diferentes métricas.

Os sistemas automatizam processos e facilitam a obtenção de dados. Além disso, é necessário manter um controle rigoroso das entradas e saídas de dinheiro, registrando todas as transações financeiras — desde vendas até despesas operacionais —, o que permite a atualização dos indicadores.

Aliás, os indicadores financeiros precisam ser revisados regularmente para identificar variações e ajustar as estratégias conforme necessário. Ao acompanhar os dados constantemente, você saberá se suas decisões alcançaram o efeito desejado e impactaram a saúde financeira do negócio.

Por fim, você pode firmar parcerias estratégicas para impulsionar as finanças do seu negócio. Por exemplo, a RV Digital oferece soluções digitais que contribuem para o seu crescimento e sustentabilidade no mercado, como capacitações e materiais de estudo para melhorar os seus resultados.

Como você viu, acompanhar métricas financeiras é uma forma de conhecer a fundo seu negócio. A partir delas, é possível compreender quais ações oferecem benefícios ou como vai a saúde da empresa. Desse modo, você pode alocar melhor os recursos e tomar decisões mais certeiras.

Quer aprender mais? Acesse o Espaço do Empreendedor e tenha acesso aos conteúdos que disponibilizamos gratuitamente para a capacitação do pequeno empreendedor!

Preencha os dados abaixo para tirar dúvidas, solicitar informações ou dar sugestões:

<