Como aumentar os lucros de lojas físicas com o Varejo 4.0

O consumidor moderno e suas relações com marcas, lojas, produtos e serviços estão passando por uma transformação intensa. E isso pode ser muito bom para você! O primeiro passo você já deu, chegando até aqui em busca de se manter informado sobre as mudanças do mercado e do comportamento dos seus clientes. Agora, vamos em frente!

Para acompanhar esse movimento de transformação do comportamento do consumidor, o varejo vem se adaptando. As pessoas estão mais exigentes, requerem mais comodidade, são mais informadas e têm sua atenção disputada por uma série de anúncios de produtos e serviços online. Fazer uma venda não é mais apenas ter preço competitivo e produto em estoque. É preciso oferecer uma experiência completa de compra. E, para isso, a tecnologia surge como grande aliada dos varejistas, que entram em uma nova era: o Varejo 4.0.

 

O que é o Varejo 4.0?

Para entender o Varejo 4.0 é preciso antes conhecer o segredo do sucesso dos maiores varejistas da internet: mapear cada passo dos consumidores para conhecer seu comportamento e melhorar a experiência de compra.

Quando você visita uma loja online e busca por um produto, os sites já sabem o que você quer comprar. Se digita seu CEP para calcular o frete, sabem onde mora. Se visita a mesma página duas ou mais vezes, é sinal que falta pouco para você comprar. E, de repente, aquele produto surge no seu Instagram com um cupom de desconto! A venda está feita.

No Varejo 4.0 não é diferente! O conceito básico é o mesmo: mapear e entender o comportamento do público dentro da sua loja, capturando informações, para oferecer uma experiência de compra mais atrativa e vender mais. E, para isso, existem muitas tecnologias que podem auxiliar na jornada de transformação do seu negócio, para coletar dados e relacionar-se com os seus clientes. Mas, o mais importante é repensar seus processos de atendimento e oferta de produtos e serviços a partir dos dados que tiver em mãos, para aumentar suas vendas.

 

Como mapear e entender o comportamento dos meus clientes?

Provavelmente, você sabe qual o produto mais vendido da sua loja. Ou quando recebe mais clientes. Mas, você sabe qual o perfil dos seus clientes? Quantas vezes frequentam a sua loja? E quais outros produtos poderiam interessar a eles? 

O varejo conta com diversas formas de obter informações dos clientes. Desde ferramentas tecnológicas que mapeiam o comportamento do público até simples pesquisas online e nas redes sociais. Basta você escolher aquelas que mais se encaixam na sua realidade para começar a entender como seus clientes se comportam e ter ideias de como melhorar a experiência, relacionar-se e fideliza-los.

  • Profissionais capacitados: esta é a ferramenta mais importante para ter sucesso nas vendas. Nenhuma tecnologia fará tanta diferença nos seus negócios quanto uma equipe capacitada para entender as oportunidades, prestar bom atendimento e elevar o nível do seu negócio;
  • Wi-fi gratuito: Todo mundo está conectado a todo momento. Enquanto aguardam na fila ou mesmo durante a jornada de compra, seus clientes sempre vão dar aquela olhada no celular. Facilitar a conexão deles por meio de uma rede Wi-fi é uma forma simples e barata de obter alguns dados como nome, e-mail, telefone, marca e modelo do aparelho e até a operadora de telefonia.
  • Sistema de gestão: Pode parecer óbvio, mas um bom sistema de gestão muda tudo. Através de plataformas mais inteligentes, você cruzar os dados de consumo, meios de pagamento, dias e horários e planejar melhor o seu negócio.
  • Redes sociais: Crie perfis do seu negócio nas redes sociais e divulgue para os seus clientes. Crie conteúdo. Faça stories demonstrando novos produtos e serviços da sua loja. Faça enquetes para o seu público. Quanto mais seguidores e engajamento você conseguir, mais dados sobre o comportamento do seu público você vai ter.
  • Beacons: Esta tecnologia permite enviar informações para smartphones cadastrados quando estão dentro ou próximos à sua loja. Com isso, você consegue registrar as ações do público, entendendo quanto tempo ficam na sua loja e até o que compram.

O Varejo 4.0 já é uma realidade e quanto mais rápido você se adaptar a ele, melhor será para o seu negócio. 

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Ficou com alguma dúvida e quer saber mais? Acompanhe nosso FAQ abaixo.

Não. Além de sermos líderes em vendas de recargas e chips de operadoras de telefonia, a RV Digital oferece um variado portfólio de produtos e serviços como: créditos pré-pagos para jogos, aplicativos, transporte, TV por assinatura etc., além de serviços de captura de cartões de débito e crédito (maquininha), serviços de Correspondente Bancário e outros serviços financeiros; também atuamos na venda de publicidade através da mídia DOOH, no segmento do pequeno e médio varejo.

Ao chegar a um estabelecimento você deverá informar ao vendedor qual operadora e o valor da recarga que deseja realizar, informar o número do celular com DDD duas vezes, confirmar as informações e pronto, a sua recarga já foi realizada. Ao final da operação o vendedor irá lhe entregar um comprovante de compra. A operadora tem um prazo de até 24 horas para disponibilizar a recarga na sua linha. Caso a recarga não seja adicionada, é necessário entrar m contato com a operadora e informar a NSU, que é um código contido na venda.

Não. A RV Digital possui 3 formas de intermediar recargas nos estabelecimentos parceiros: pelo POS (maquininha), que é a mais conhecida; pelo TEF/RV Hub, que é integrado ao sistema da loja por meio de frentes de caixa ou APIs ou através do nosso aplicativo RV Point.

São as recargas para conteúdos digitais, tais como jogos, aplicativos e mais, são vendidos através da disponibilização de um código para o consumidor, o Pin de Recarga. Semelhante aos gift cards, o Pin de Recarga é um código que você recebe para usar na sua plataforma favorita e resgatar o crédito. No caso desse produto, o código é impresso ou disponibilizado através de plataforma digital e o usuário deverá utilizá-lo para resgatar seus créditos. O código pode ser numérico ou alfanumérico, dependendo da operadora parceira.

A RV Digital possui o maior portfólio de recargas digitais do país! Além da recarga de telefonia móvel, a RV Digital também disponibiliza recargas pré-pagas para jogos, aplicativos, TV por assinatura e telefonia fixa, como por exemplo Google Play, Netflix, Spotify, Uber, iFood, PlayStation, Telesena, Betsul PinPay, X-Box, League of Legends, Sercomtel, Correios Celular, Vivo Fixo, Oi Fixo, Claro Fixo e muito mais.

A recarga para TV por assinatura pré-paga pode ser realizada a qualquer momento. Assim que o pacote que você ativou acabar, já pode recarregar seu aparelho com a quantidade de canais da sua escolha. As recargas podem ser compradas informando o código de assinante da operadora ou através do CPF do titular da conta. A partir da confirmação da transação, a operadora de TV por assinatura disponibiliza o plano contratado. São vários planos com quantidade de canais e tempo de duração diferentes.

Após comprar o pin do UBER em nossa maquininha POS, basta abrir o aplicativo e seguir o caminho MENU > PAGAMENTO > ADICIONAR SALDO > UBER PRÉ PAGO. Insira o código PIN que está no documento impresso e o valor será inserido em sua conta. A partir do momento que você chamar uma corrida, pode selecionar saldo Uber como forma de pagamento que o valor será descontado no valor que está disponível.

Serve para você adicionar saldo no Play Store do Google Play e assim poder comprar jogos, itens para jogos, aplicativos, filmes, livros e muito mais. Você escolhe o valor da recarga disponibilizada e compra os créditos. Ao finalizar a compra, o vendedor lhe entregará o comprovante de recarga com um código PIN. Basta acessar a sua conta Google Play e digitar o código no campo” Resgatar”. Você pode escolher esse saldo para fazer as aquisições dentro da Play Store sem a necessidade de cartão de crédito.

Uma novidade para facilitar e otimizar o resgate do crédito na conta do Google Play. No momento que estiver realizando uma recarga na maquininha ou App da RV Digital, basta informar o telefone celular e o DDD onde quer receber o código via SMS. Você receberá um link, que ao clicar no mesmo, será redirecionado para sua conta no aplicativo, onde confirmará o resgate do crédito. O número informado para envio do SMS sairá no comprovante do resgate.Caso não queira receber esse código via SMS, não tem problema. O número do PIN estará impresso no comprovante de recarga para realizar o resgate de forma manual ou dar de presente para outra pessoa.

Depende! A validade pode variar de 30 ou mais de acordo com a recarga e a operadora. A validade sai no comprovante da recarga ou pode ser confirmada junto a própria operadora.

Você deve entrar em contato com a operadora e informar a NSU, que é um código contido na venda e está no comprovante da recarga.