Como fazer uma boa gestão de vendas e do estabelecimento no início do ano?
O início do ano é uma excelente época para rever suas metas e as estratégias para alcançá-las. Na gestão de vendas, o período é ideal para organizar questões pendentes do ano anterior. Igualmente, o momento é útil para entender o que saiu como esperado e o que poderia ter sido melhor.
Você pode aproveitar as primeiras semanas e meses do ano para entender mais sobre o seu negócio. A partir da compreensão do passado e do presente, é possível reunir as informações necessárias para planejar o futuro.
Nesse caminho, existem práticas que se destacam e podem tornar o planejamento ainda mais fácil. Continue a leitura e saiba como fazer uma boa gestão de vendas e do estabelecimento!
Defina metas claras para o ano
O começo do ano é o momento ideal para estabelecer as metas de vendas anuais. Ao traçar os objetivos para o período, certifique-se de que eles são realistas e mensuráveis. Além disso, é necessário que eles estejam alinhados às finalidades do negócio.
Para viabilizar essa tarefa, você pode considerar o histórico de vendas de anos anteriores. Igualmente, atente-se às tendências de mercado e às mudanças no comportamento do consumidor.
Existem diferentes tipos de metas, como o aumento do ticket médio ou a expansão da base de clientes. Então faça avaliações para escolher aquelas que fazem mais sentido para seu negócio.
Planeje suas finanças cuidadosamente
O planejamento financeiro para negócios é relevante para que as empresas se mantenham em funcionamento — e o melhor momento para realizá-lo é o início do ano. Porém, saiba que ele deve ser revisto ao longo dos 12 meses que estão por vir.
Para se planejar financeiramente, analise o fluxo de caixa e identifique quais são as despesas fixas e variáveis do seu negócio. Inclua no planejamento as reservas para períodos de baixa sazonalidade e investimentos em melhorias, como tecnologia ou capacitação da equipe.
Organize e otimize o estoque
Com o início de um novo ano, o estoque da sua loja deve ser revisado para evitar desperdícios e garantir que os produtos certos estejam disponíveis. Nessa tarefa, analise quais são os itens de alta e baixa rotatividade e planeje a reposição com base na demanda projetada.
Mais um ponto a considerar é a realização de promoções para vender itens que estão parados. Por fim, para melhorar a gestão de vendas, considere adotar ferramentas de gerenciamento e controle de estoque, que o monitoram em tempo real.
Aposte no marketing sazonal
Considere planejar as suas campanhas de marketing logo no início do ano. Com o calendário anual em mãos, identifique quais são as datas comemorativas relevantes para seu negócio, como Carnaval, Páscoa e outras. Após, defina como elas podem ser utilizadas para aumentar as vendas.
Dê preferência para campanhas segmentadas, que dialoguem diretamente com o seu público-alvo. Outra sugestão é usar diferentes canais para divulgá-las e se manter em contato com os consumidores, de maneira online e offline.
Então você pode usar desde panfletos e divulgação em outdoors até conteúdos e anúncios em mídias digitais, explorando o site da empresa, as redes sociais e e-mails.
Paralelamente, inclua estratégias de fidelização de clientes. Você pode oferecer benefícios exclusivos, como descontos progressivos ou vantagens em programas de fidelidade.
Conclusão
Neste conteúdo, você aprendeu como realizar a gestão de vendas no início do ano. Esse é um momento estratégico para definir as bases para um futuro próspero. Por isso, coloque as dicas em prática e se prepare para ter mais sucesso no novo ciclo.
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