Formas de pagamento: 5 opções para oferecer aos clientes

As formas de pagamento que um empreendimento disponibiliza para os seus clientes podem influenciar diretamente os seus resultados. Por esse motivo, é importante que proprietários e gerentes deem atenção à questão.

Oferecer diferentes opções de pagamento possibilita melhorar a experiência dos consumidores, aumentar a satisfação deles e até se destacar da concorrência. Por outro lado, quando um negócio limita as opções, há o risco de perder vendas e, consequentemente, dinheiro.

Para evitar esse tipo de situação, confira neste artigo as 5 principais formas de pagamento para disponibilizar aos seus clientes!

1. Dinheiro físico

Embora o mundo esteja cada vez mais digital, ainda existem pessoas que utilizam dinheiro físico para fazer compras e pagamentos. Portanto, não deixe de aceitar esse meio tradicional em seu empreendimento.

Segundo a pesquisa “O brasileiro e sua relação com o dinheiro - 2024”, do Banco Central, o dinheiro em espécie é a segunda forma de pagamento mais utilizada pela população. Logo, considere manter a viabilidade desse recebimento, garantindo que haja troco no caixa.

2. Cartões de crédito e débito

Assim como o dinheiro físico, os cartões de crédito e débito são opções populares entre os brasileiros, sendo práticos e convenientes. Então o seu negócio deve ter, pelo menos, uma maquininha de cartão para trabalhar com esse meio de pagamento.

Para o cartão de crédito, vale considerar a oferta de pagamento parcelado, caso não ofereça essa possibilidade. A razão é que ela pode ajudar a atrair mais clientes, principalmente em se tratando de produtos cujo preço é mais elevado. Dessa forma, também é possível aumentar o ticket médio do seu empreendimento.

3. Pix

Continuando com a lista das principais formas de pagamento para oferecer aos seus clientes, há o Pix — uma solução que revolucionou as transações financeiras no Brasil. Ele permite fazer pagamentos instantâneos, 24 horas, sem custo para pessoas físicas e com taxas reduzidas para empresas.

A praticidade e a rapidez do Pix fazem com que ele seja uma opção para quem deseja agilidade nas transações e maior controle financeiro. Logo, essa é mais uma alternativa que você deve oferecer em seu empreendimento.

4. Carteira digital

As carteiras digitais são uma forma de pagamento que ganha adeptos no Brasil. Diversas instituições oferecem a possibilidade aos seus clientes, sendo mais uma opção para considerar para o seu negócio.

Essas carteiras possibilitam pagamentos presenciais e online e se integram facilmente a aplicativos e sites. Dessa maneira, elas proporcionam uma experiência moderna e segura para diferentes transações financeiras.

5. Pagamento por aproximação

Graças à tecnologia NFC (near field communication), há como fazer pagamentos por aproximação, utilizando cartões, celulares e até relógios. Trata-se de um método rápido, que ajuda a reduzir o tempo nas filas e otimiza a experiência do consumidor no ponto de venda.

Conclusão

Neste artigo, você conferiu as 5 principais formas de pagamento para oferecer aos seus clientes. Caso ainda não utilize uma das opções apresentadas, estude a implementação em seu negócio — afinal, a ação tende a colaborar diretamente para as vendas e os lucros do seu empreendimento.

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