Programas de fidelidade: quais os benefícios e como implementar na loja?
Programas de fidelidade podem ser uma ótima forma de reter clientes, realizar mais vendas e aumentar o faturamento de um negócio. Mas como implementar esse tipo de estratégia em uma loja?
Essa é uma dúvida comum entre empreendedores, principalmente aqueles que estão começando ou têm um empreendimento pequeno. A boa notícia é que essa não é uma tarefa complexa — basta seguir alguns passos.
Neste artigo, conheça as principais vantagens de programas de fidelidade e confira dicas práticas para implementar a ação no seu negócio!
Quais são os benefícios dos programas de fidelidade?
Um programa de fidelidade, seja de pontos, cashback, brindes ou outro tipo, pode proporcionar diversos benefícios para negócios e clientes.
Saiba quais são os mais importantes:
Aumento da retenção de clientes
Conseguir novos clientes é uma tarefa trabalhosa e, muitas vezes, custosa. Então manter aqueles que já compraram da sua loja é uma estratégia inteligente. Nesse cenário, um programa de fidelidade costuma ser de grande ajuda.
Com ele, você tem a possibilidade de aumentar a fidelização de clientes, incentivando-os a voltar e fazer novas compras para aproveitar as vantagens que o seu programa oferece. Assim, os consumidores tendem a ficar mais tempo com o seu negócio.
Estímulo a compras recorrentes
Ter um programa de fidelidade contribui diretamente para estimular clientes a comprar mais vezes em sua loja. Com os incentivos certos, a tendência é que eles façam mais negócios para acumular pontos ou conseguir descontos e outros benefícios.
Fortalecimento da relação com o consumidor
Mais uma vantagem dos programas de fidelidade é que eles auxiliam a construir uma relação de maior proximidade, confiança e lealdade com os consumidores. Quando os clientes percebem valor e benefícios em comprar do seu negócio, é possível criar um vínculo mais forte e duradouro com eles.
Criação de diferencial competitivo
Por fim, se o seu negócio tem um programa de fidelidade e a concorrência não, a tendência é que o seu empreendimento se destaque. Afinal, os consumidores usufruem de uma vantagem que apenas a sua loja oferece.
Como criar e implementar um programa de fidelidade em uma loja?
Como você viu, programas de fidelidade oferecem diversas vantagens para empreendimentos e consumidores. Para implementar um em seu estabelecimento, é preciso se planejar.
Confira os principais pontos que devem ser trabalhados para sua implantação:
- Conhecer bem o seu público e mercado: tenha um entendimento claro sobre seu nicho de mercado e quem são seus consumidores. Dessa forma, você pode criar um programa que seja realmente interessante para eles;
- Definir quais recompensas oferecer: pense no que os clientes gostariam de ganhar em um programa de fidelidade da sua loja — brindes, descontos, cashback etc.;
- Criar o programa: determine o funcionamento e as regras do programa de fidelidade;
- Divulgar a ação: anuncie o programa de fidelidade, seja na loja, nas redes sociais e em outros canais do negócio. Assim, clientes em potencial e consumidores têm mais chances de conhecê-lo.
Programas de fidelidade podem ser uma ótima estratégia para negócios de todos os portes e segmentos. Portanto, vale a pena considerar a sua implementação. Afinal, como você acompanhou, eles oferecem diversos benefícios, tanto para empreendimentos quanto para clientes.
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