Aprenda a separar finanças pessoais das empresariais na sua loja!

Muitas pessoas começam a empreender sem possuir um apoio financeiro profissional. Esse não é um problema, necessariamente. Porém, certas noções devem ser conhecidas para uma gestão adequada. Uma das mais relevantes é a separação das finanças pessoais e empresariais.

Mesmo empreendimentos menores precisam ter certos cuidados, especialmente com as finanças. Isso começa com o entendimento das quantias que pertencem ao negócio e quais são do dono dele.

Note que os obstáculos do empreendimento podem estar em questões simples, como a falta de separação entre finanças da empresa e pessoais. Então veja por que ela é arriscada e como evitar!

Por que é importante separar as finanças pessoais e empresariais?

Quando o mesmo dinheiro é usado para cobrir gastos pessoais e empresariais, o controle sobre as finanças do negócio tende a se perder rapidamente. Afinal, como definir o que pertence ao empreendimento e o que é seu? De onde vieram as quantias e como usar os recursos adequadamente?

Essa situação causa riscos contábeis, dificulta o cumprimento de obrigações fiscais e gera prejuízos. A confusão financeira também impede o empresário de entender se o negócio é realmente lucrativo, já que as retiradas pessoais mascaram os resultados reais.

A mistura ainda compromete o planejamento financeiro e o relacionamento com instituições bancárias. Sem registros claros, a solicitação de crédito fica enfraquecida, porque depende da comprovação de rendimentos e de planejamentos sólidos.

Como separar as finanças da empresa das pessoais?

A gestão financeira não precisa ser complexa. No entanto, isso somente é viável quando você tem uma visão clara sobre as finanças — o que exige organização.

Confira as principais medidas que auxiliam a manter separadamente as contas da empresa e as pessoais!

Tenha contas bancárias diferentes

Tenha uma conta bancária exclusiva para a empresa. Nela, receba e pague contas relacionadas ao negócio. Com essa atitude, você registra todas as transações, facilitando o controle de despesas e a gestão do fluxo de caixa.

Defina um salário para você

Você já ouviu falar em pró-labore? Ele é uma quantia destinada ao proprietário de uma empresa, como um salário. O repasse apoia as despesas pessoais do empresário, desencorajando o uso do dinheiro do negócio para esses fins.

Dessa forma, o pró-labore deve ser visto como despesa operacional. Sua definição pode seguir diferentes técnicas, como:

  • calcule o pior mês de vendas do seu negócio, desconte as despesas e uma reserva de 10%. O que restar pode ser sua remuneração;
  • use o faturamento ideal como referência, subtraindo dele os custos e o percentual para emergências. A diferença é a renda do empresário;
  • considere as atividades que você realiza na empresa e estime quanto pagaria a outro profissional pelo mesmo serviço.

Use ferramentas financeiras de controle

Manter o registro das movimentações é indispensável. Planilhas de controle de contas e aplicativos de gestão financeira ajudam a acompanhar entradas e saídas. Lembre-se de separar as anotações: uma para a empresa e outra para as finanças pessoais.

Mantenha reservas financeiras distintas

Tenha duas reservas apartadas: uma para emergências pessoais e outra para o negócio. Cada uma deve cobrir ao menos seis meses de despesas fixas, conforme gastos próprios e do empreendimento.

Neste post, você aprendeu como é possível separar as finanças pessoais das empresariais a partir de hábitos simples. Com essas dicas, fica mais fácil controlar o dinheiro, visualizar as eventuais oportunidades no horizonte do seu negócio.

Gostou deste conteúdo? Siga nossos perfis nas redes sociais e confira outros materiais educativos — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e YouTube!

Preencha os dados abaixo para tirar dúvidas, solicitar informações ou dar sugestões:

Matriz Minas Gerais CNPJ: 05.022.353/0002-97
Av do Contorno, nº 5351. Funcionários - Belo Horizonte-MG
(31) 2128-9700 | 4004-2627 (Capital e Região Metropolitana)
0800-722-2627 (Demais Localidades)
Filial Rio de Janeiro CNPJ: 05.022.353/0002-97
Rua da Assembleia, nº 100. Centro - Rio de Janeiro-RJ
(21) 2128-9595 | 4004-2627 (Capital e Região Metropolitana)
0800-722-2627 (Demais Localidades)
<