O consumidor moderno e suas relações com marcas, lojas, produtos e serviços estão passando por uma transformação intensa. E isso pode ser muito bom para você! O primeiro passo você já deu, chegando até aqui em busca de se manter informado sobre as mudanças do mercado e do comportamento dos seus clientes. Agora, vamos em frente!
Para acompanhar esse movimento de transformação do comportamento do consumidor, o varejo vem se adaptando. As pessoas estão mais exigentes, requerem mais comodidade, são mais informadas e têm sua atenção disputada por uma série de anúncios de produtos e serviços online. Fazer uma venda não é mais apenas ter preço competitivo e produto em estoque. É preciso oferecer uma experiência completa de compra. E, para isso, a tecnologia surge como grande aliada dos varejistas, que entram em uma nova era: o Varejo 4.0.
O que é o Varejo 4.0?
Para entender o Varejo 4.0 é preciso antes conhecer o segredo do sucesso dos maiores varejistas da internet: mapear cada passo dos consumidores para conhecer seu comportamento e melhorar a experiência de compra.
Quando você visita uma loja online e busca por um produto, os sites já sabem o que você quer comprar. Se digita seu CEP para calcular o frete, sabem onde mora. Se visita a mesma página duas ou mais vezes, é sinal que falta pouco para você comprar. E, de repente, aquele produto surge no seu Instagram com um cupom de desconto! A venda está feita.
No Varejo 4.0 não é diferente! O conceito básico é o mesmo: mapear e entender o comportamento do público dentro da sua loja, capturando informações, para oferecer uma experiência de compra mais atrativa e vender mais. E, para isso, existem muitas tecnologias que podem auxiliar na jornada de transformação do seu negócio, para coletar dados e relacionar-se com os seus clientes. Mas, o mais importante é repensar seus processos de atendimento e oferta de produtos e serviços a partir dos dados que tiver em mãos, para aumentar suas vendas.
Como mapear e entender o comportamento dos meus clientes?
Provavelmente, você sabe qual o produto mais vendido da sua loja. Ou quando recebe mais clientes. Mas, você sabe qual o perfil dos seus clientes? Quantas vezes frequentam a sua loja? E quais outros produtos poderiam interessar a eles?
O varejo conta com diversas formas de obter informações dos clientes. Desde ferramentas tecnológicas que mapeiam o comportamento do público até simples pesquisas online e nas redes sociais. Basta você escolher aquelas que mais se encaixam na sua realidade para começar a entender como seus clientes se comportam e ter ideias de como melhorar a experiência, relacionar-se e fideliza-los.
- Profissionais capacitados: esta é a ferramenta mais importante para ter sucesso nas vendas. Nenhuma tecnologia fará tanta diferença nos seus negócios quanto uma equipe capacitada para entender as oportunidades, prestar bom atendimento e elevar o nível do seu negócio;
- Wi-fi gratuito: Todo mundo está conectado a todo momento. Enquanto aguardam na fila ou mesmo durante a jornada de compra, seus clientes sempre vão dar aquela olhada no celular. Facilitar a conexão deles por meio de uma rede Wi-fi é uma forma simples e barata de obter alguns dados como nome, e-mail, telefone, marca e modelo do aparelho e até a operadora de telefonia.
- Sistema de gestão: Pode parecer óbvio, mas um bom sistema de gestão muda tudo. Através de plataformas mais inteligentes, você cruzar os dados de consumo, meios de pagamento, dias e horários e planejar melhor o seu negócio.
- Redes sociais: Crie perfis do seu negócio nas redes sociais e divulgue para os seus clientes. Crie conteúdo. Faça stories demonstrando novos produtos e serviços da sua loja. Faça enquetes para o seu público. Quanto mais seguidores e engajamento você conseguir, mais dados sobre o comportamento do seu público você vai ter.
- Beacons: Esta tecnologia permite enviar informações para smartphones cadastrados quando estão dentro ou próximos à sua loja. Com isso, você consegue registrar as ações do público, entendendo quanto tempo ficam na sua loja e até o que compram.
O Varejo 4.0 já é uma realidade e quanto mais rápido você se adaptar a ele, melhor será para o seu negócio.