Nós já te ensinamos a mapear o comportamento dos clientes para se adequar ao novo modelo de negócio, o varejo 4.0. Hoje vamos passar pelas novas tecnologias que surgem para melhorar seus processos de venda e a relação que você estabelece com os seus clientes.
O relacionamento é uma das formas mais eficientes de fidelizar seus clientes e garantir uma previsão de faturamento recorrente. Os consumidores modernos, cada vez mais exigentes, tendem a preferir estabelecimentos onde são bem atendidos, mesmo que paguem um pouco mais por isso.
E o bom relacionamento vai muito além da cordialidade do dia a dia. É preciso atender às necessidades dos seus clientes, para que eles atendam à sua necessidade de vender mais! Com clientes fiéis, você se liberta da obrigação de oferecer sempre o melhor preço e pode aumentar suas margens de lucro. Para isso, existem diversas formas de manter e ampliar sua boa relação com o público:
- Whatsapp: o aplicativo mais utilizado do Brasil é uma grande oportunidade de relacionamento. E a ferramenta não serve apenas para enviar conteúdo sobre os seus produtos, mas também para gerar conversas. Oferecer reserva de produtos e atendimento pelo aplicativo é uma boa iniciativa. Crie listas segmentadas para enviar conteúdos que sejam de real interesse do seu público, de acordo com o perfil dos clientes.
- Opções de pagamento: quando você começa a entender o perfil do seu público, começa a entender também as suas necessidades. Conveniência é uma boa forma de criar relacionamento. Por isso, ofereça condições de pagamento que atendam às necessidades dos clientes. Aceitar cartões de várias bandeiras, opções de parcelamento no crédito e até descontos no débito são formas de atrair e fidelizar clientes. Para isso, existem maquininhas completas e aplicativos como os que integram as soluções da RV Digital, que possibilitam evoluir sua relação com os clientes para um próximo nível. E atenção: na hora de escolher um serviço de pagamentos, escolha o que te oferece mais garantias de estar sempre funcionando, para que a comodidade não se transforme em frustração dos seus clientes.
- Pesquisas de satisfação: você não precisa de uma pesquisa extensa para saber se seus clientes estão satisfeitos. Com processos simples, como perguntar se faltou algum produto no ato do pagamento pode ser uma ótima oportunidade. Além disso, utilize as redes sociais, o WhatsApp e formulários no Google Forms para medir o grau de satisfação do seu público.
- Recargas: conhecer a marca e o modelo do smartphone de seus clientes ou qual operadora de telefonia utilizam já são informações valiosas para estreitar a relação por meio de comodidades que podem gerar bons lucros para o seu negócio. Oferecer recargas de telefonia, transporte, serviços de TV, filmes, música ou jogos. Tudo isso pode ser implantado na sua loja de um jeito muito simples. O mercado oferece alternativas de recarga por aplicativo ou maquininha. Se quiser conhecer todas as opções disponíveis de recarga no mercado, clique aqui e acesse o portfólio da RV Digital.
- Serviços financeiros: uma boa forma de entender o perfil financeiro de seus clientes é conhecer suas despesas recorrentes. Contas de água, luz e boletos diversos são ótimos indícios do poder de compra do público. E seus clientes não precisam ir a uma lotérica ou ao banco para pagar suas contas. Você pode oferecer serviços de pagamento de contas e boletos na sua loja, a partir da sua maquininha de pagamentos. Uma ótima opção para atrair mais clientes, lucrar e estabelecer relacionamento por meio de oferta de produtos e serviços agregados. Ficou interessado? Veja aqui como oferecer pagamento de contas na sua loja.
Independente da ferramenta que você escolher, o mais importante é ter em mente a importância de coletar dados, compreender o comportamento e melhorar a experiência dos seus clientes continuamente. Se quiser mais dicas de como oferecer comodidades para o seu público, baixe o nosso “Passo a Passo de Como Fazer as Contas para Escolher a Maquininha”. Um guia completo para você sair convicto da melhor solução para o seu negócio.