O que é a margem de contribuição unitária? Entenda!

Você já se perguntou por que certos produtos parecem dar mais retorno do que outros, mesmo com preços semelhantes? A resposta pode estar em um conceito essencial da gestão financeira: a margem de contribuição unitária. 

Na rotina do empreendedor, é comum tomar decisões com base somente em volume de vendas ou faturamento. Mas nem sempre isso é suficiente para manter a operação lucrativa. Portanto, é fundamental conhecer os indicadores financeiros certos.

Acompanhe a leitura e descubra como a margem de contribuição unitária ajuda a tomar decisões estratégicas favoráveis à saúde financeira do seu negócio!

O que significa margem de contribuição unitária?

A margem de contribuição unitária mostra quanto cada produto vendido contribui para a empresa, após o pagamento dos custos variáveis ligados a ele. Ela representa o valor que “sobra” da venda de cada unidade para cobrir os custos fixos do negócio — para depois formar o lucro final.

Os custos variáveis são aqueles que mudam conforme a quantidade vendida. Por exemplo, eles incluem matéria-prima, embalagem, comissões e frete por produto. Afinal, cada item comercializado aumenta esses gastos. 

Já os custos fixos não se alteram com as vendas. Eles englobam aluguel, energia elétrica e salários dos colaboradores, entre outros itens. Aqui estão as despesas que precisam ser pagas independentemente da saída de mercadorias.

Mas atenção: a margem de contribuição unitária não é o lucro final. Ela mostra somente o potencial de cada unidade vendida gerar resultado para o negócio.

Como calcular a margem de contribuição unitária?

Para calcular a margem de contribuição unitária, você deve saber o preço de venda de um produto. Além disso, é necessário conhecer os custos variáveis unitários — quanto sua empresa gasta para produzir cada item, como você aprendeu.

Observe a fórmula:

Margem de contribuição unitária = Preço de venda – Custos variáveis unitários

Imagine que você produz uma camiseta por R$ 40 e a vende por R$ 70. Nesse caso, a margem de contribuição unitária será:

Margem de contribuição = R$ 70 – R$ 40

Margem de contribuição = R$ 30

Esses R$ 30 correspondem aos recursos que ajudarão a cobrir os custos fixos. Se depois disso houver sobra, esse valor gerará lucro para o negócio.

Por que acompanhar a margem de contribuição unitária?

A margem de contribuição unitária apoia uma boa gestão financeira. Veja os benefícios que ela oferece à sua empresa!

Defina preços estrategicamente

A margem de contribuição mostra quanto, de fato, cada venda gera para o seu empreendimento, como você viu. Com ela, o negócio ajusta os preços estrategicamente, por exemplo, cobrando mais por itens com alto valor agregado ou buscando novos fornecedores para reduzir despesas variáveis.

Faça promoções vantajosas

A margem de contribuição unitária é uma das principais informações a considerar antes de aplicar descontos. Conforme você aprendeu, o indicador aponta com quanto cada produto contribui para o lucro. 

Se a margem for muito baixa, uma promoção pode até gerar prejuízos. Por outro lado, produtos com margem alta são úteis para atrair clientes e girar o estoque, sem comprometer os resultados.

Avalie seu mix de produtos

Conhecendo a margem de contribuição unitária, você tem a oportunidade de avaliar o mix de produtos da sua loja. Essa métrica permite à empresa identificar quais itens manter, promover ou deixar de comercializar.

Neste conteúdo, você aprendeu o que é margem de contribuição unitária e por que ela é importante para os empreendimentos. Agora, use as informações vistas para melhorar a precificação dos seus produtos e lucrar mais.

Este conteúdo foi útil? Então siga a RV Digital nas redes sociais e confira outros materiais — estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn, TikTok e YouTube!

Preencha os dados abaixo para tirar dúvidas, solicitar informações ou dar sugestões:

Matriz Minas Gerais CNPJ: 05.022.353/0002-97
Av do Contorno, nº 5351. Funcionários - Belo Horizonte-MG
(31) 2128-9700 | 4004-2627 (Capital e Região Metropolitana)
0800-722-2627 (Demais Localidades)
Filial Rio de Janeiro CNPJ: 05.022.353/0002-97
Rua da Assembleia, nº 100. Centro - Rio de Janeiro-RJ
(21) 2128-9595 | 4004-2627 (Capital e Região Metropolitana)
0800-722-2627 (Demais Localidades)
<