A satisfação dos clientes precisa ser uma preocupação dos empreendedores. Consumidores satisfeitos podem colocar sua empresa na lista de preferências e fazer com que ele volte a fazer negócios sempre que possível, bem como recomendar novos clientes.
Fidelizar clientes é construir um relacionamento de confiança com eles e corresponde a toda a experiência do consumidor, incluindo aspectos como preço, entrega, logística e aspectos humanos como atendimento, relacionamento e suporte.
Muitas vezes não enxergamos os nossos problemas e ouvir reclamações nem sempre é fácil, pois muitas vezes pode chegar de forma indelicada e até desrespeitosa.
Entretanto, ouvir funcionários e clientes pode ser o melhor jeito para identificar as falhas do seu negócio, priorizar iniciativas, além de ajudar a oferecer produtos e serviços de qualidade, que impactam diretamente nos lucros.
Como cuidar dos seus clientes no pós-venda?
Mantenha o foco no cliente e atente-se às ações a seguir para ser assertivo:
- realize mapeamento da jornada e identifique o comportamento do consumidor;
- tire as dúvidas e ofereça suporte;
- peça a opinião sobre a compra;
- mantenha contato por meio de ligações, mensagens no WhatsApp e e-mails;
- conheça as tendências do mercado;
- gere valor para os seus clientes.
Independente do seu negócio, você pode ampliar a oferta de produtos, serviços e a satisfação de seus clientes por meio do comércio eletrônico, que vem alcançando níveis de vendas cada vez maiores no ambiente virtual.
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